Seu assessor financeiro pessoal
Siga o Finanças Práticas
FacebookTwitterYouTube
Invista no futuro do seu filho!

Educação Financeira: Invista no futuro do seu filho!

Educar seu filho financeiramente é um grande passo para o futuro. Ele deve crescer sabendo o valor do dinheiro e a importância de construir sua independência e realizar sonhos. O processo deve ser natural e respeitar o grau de maturidade de cada criança. Confira:

promo

Assista ao Fórum de Educação Financeira 2014
Assista o webcast do Fórum de Educação Financeira onde foram discutidas as necessidades de educação financeira para pessoas não-bancarizadas ou com limitada bancarização.
Assista ao webcast

Escolha do ponto comercial

Escolha do ponto comercial pode fazer a diferença para o seu negócio
Uma das principais preocupações do empreendedor que deseja abrir um negócio está relacionada ao ponto de venda. Além de oferecer a infraestrutura apropriada e permitir a expansão do seu negócio, caso necessário, o local deve ter acesso facilitado tanto aos clientes como para os fornecedores.

Aqui, a dúvida mais frequente é se vale mais a pena optar pela abertura de uma loja de rua, em uma galeria ou se render à comodidade dos shopping centers.

Shopping, loja de rua ou galeria?
De fato, há considerável diferença de preços entre pontos localizados nas ruas ou em shoppings. No entanto, deixando isso de lado, é preciso que o empreendedor identifique o tipo de serviço oferecido. Estamos falando de um produto cuja compra é, na maioria dos casos, planejada (o consumidor se dirige ao ponto comercial especialmente para a compra desse produto) ou se trata de um produto cuja compra se dá, sobretudo, por impulso?

Na opinião de especialistas do setor, quando se trata de compra planejada, as lojas de rua são as melhores opções, ao passo que os shoppings saem na frente quando a questão é compra por impulso (quando o consumidor acaba gastando mais do que o planejado).

Um meio termo entre os shoppings e as lojas de rua são as galerias, que unem a liberdade das lojas de rua com as facilidades de um centro comercial.

Vantagens e desvantagens
Como decidir? Observe, a seguir, as vantagens e desvantagens de cada ponto e faça a sua análise. Lembre-se, no entanto, de que é importante avaliar o produto e seu público-alvo, antes de optar pela localização do estabelecimento comercial. A escolha final irá depender do que o empresário tem em mente para o seu negócio.

Shoppings - a principal vantagem de abrir loja em shopping é a segurança que ele oferece ao empreendedor. Além disso, por ser um centro de compras, acaba atraindo mais consumidores. Mesmo que o cliente não tenha ido comprar especificamente em sua loja, a venda não programada pode ocorrer.

Como desvantagem, está o custo. Afinal, o preço do aluguel e o valor da luva (pago antecipadamente pelo inquilino ao locador para assinatura de contrato de locação) são mais altos, na comparação com os estabelecimentos de rua.

Rua - além do custo mais baixo, outra vantagem de abrir um ponto comercial na rua é que o empresário tem mais flexibilidade para realizar sua publicidade. Em contrapartida, quando há publicidade do shopping, indiretamente, sua marca também é exposta.

Galerias - no caso das galerias (ou centros de compras), a vantagem é que muitas têm um público-alvo estabelecido, o que aumenta a possibilidade de vendas.

Além disso, por ter menos lojas do que os shoppings, os empreendedores conseguem tomar decisões de maneira mais rápida e menos burocrática. Nas galerias, os empresários têm mais liberdade para fazer uma divulgação focada e contam com mais segurança, mas pagam um preço mais alto do que os pontos comerciais de rua.

Pesquise
Não tenha pressa de escolher um ponto comercial, pois o tempo gasto na procura do local para instalar sua loja deve ser visto como um investimento, que pode render excelentes frutos, se você estiver disposto a pesquisar e negociar.