Seu assessor financeiro pessoal
Siga o Finanças Práticas
FacebookTwitterYouTube
Finanças para Casais: vida a dois pede planejamento

Férias de julho:Atenção aos gastos de inverno

O inverno é considerado a estação do ano mais elegante, mas todo esse charme implica em maiores gastos. Sendo assim, como curtir a temporada sem abalar seu orçamento? Confira:

promo

Assista ao Fórum de Educação Financeira 2014
Assista o webcast do Fórum de Educação Financeira onde foram discutidas as necessidades de educação financeira para pessoas não-bancarizadas ou com limitada bancarização.
Assista ao webcast

Compra de um carro

O carro é um dos nossos primeiros grandes sonhos de consumo e a possibilidade de realizá-lo é sempre motivo de euforia.

No entanto, como qualquer decisão financeira, deve ser tomada com planejamento, considerando alguns aspectos. Nesta seção você vai encontrar dicas e informações sobre como realizar o seu sonho sem comprometer seu orçamento. Boa leitura!

Quanto você pode pagar pelo carro?
O ponto de partida para tomar a decisão de compra é avaliar quanto você tem disponível. Para isso, comece avaliando seu orçamento mensal. De que forma você planejou seus gastos? Observe-os bem, para saber que quantia você pode pagar por um carro todo mês. Comprometer-se com a dívida de um carro e, mais tarde, perceber que não conseguirá saldá-la pode ter um grave impacto sobre suas finanças.

Caso sua opção seja financiar a compra, esteja ciente de que assumirá uma dívida de longo prazo que deverá ser honrada com sua renda mensal. A pergunta é: e se tiver problemas com seu emprego, ou mesmo se enfrentar contratempos com a saúde que o impeçam de trabalhar e honrar com seus compromissos? Sendo assim, previna-se, optando pelo seguro de proteção financeira.

Precisa ou deseja? Entenda a diferença
Comece a procurar pelo carro que você precisa. Quando tiver encontrado algumas opções que atendam suas necessidades, reduza as escolhas para o que você deseja. Por exemplo: você precisa de um bom porta-malas para transportar grandes volumes, mas não abre mão de um carro bonito e bom de dirigir. Liste as necessidades e os desejos que você tem, considere o seu orçamento e limite as opções.

Liste suas necessidades

  • se você vai dirigir apenas para ir ao trabalho e voltar, só precisa de um carro seguro e que tenha baixo consumo de combustível;
  • se você tiver que transportar crianças, o carro deve ser, além de seguro, espaçoso;
  • se você visita clientes, o carro precisa ter boa apresentação;
  • você pode precisar de tração nas quatro rodas ou tração dianteira. Se você precisa circular por estradas com cascalho, por exemplo, o carro deve ser capaz de suportar grande uso e desgaste;
  • você dirige em tráfego pesado com muita frequência? Considere a compra de um carro com câmbio automático;
  • que nível de qualidade você deseja (baixo, médio ou alto)? De que nível de qualidade você precisa?
  • que tipos de garantia e serviços o revendedor oferece?

Perguntas simples e diretas assim ajudarão você a decidir. Procure também buscar o máximo de informações sobre preços e comparar modelos e ofertas. Boa compra!

A Compra de um Carro Novo