Seu assessor financeiro pessoal
Siga o Finanças Práticas
FacebookTwitterYouTube
Imposto de Renda 2014: Fique atento às dicas e planeje-se!

Imposto de Renda 2014: Fique atento às dicas e planeje-se!
O prazo para entregar a Declaração de Imposto de Renda 2014 vai de 06 de março a 30 de abril. Evite deixar para a última hora: baixe o programa, reúna os documentos necessários e preencha sua declaração o quanto antes. Confira:

promo

Assista ao Fórum de Educação Financeira 2014
Assista o webcast do Fórum de Educação Financeira onde foram discutidas as necessidades de educação financeira para pessoas não-bancarizadas ou com limitada bancarização.
Assista ao webcast

Salário

Por melhor que seja a sua relação com o seu chefe, pedir aumento de salário é sempre um momento delicado. No entanto, muitas vezes sua própria permanência na empresa depende dessa decisão, já que seu planejamento financeiro não está fechando e suas contas dependem desse reajuste.

Como agir nessas horas? Em momentos como esse é preciso agir com critério e pensar, antes de tudo, na melhor hora para propor a "conversa".

Quando pedir um aumento?
Antes de marcar uma hora com seu chefe para discutir esse tema, é preciso que você esteja numa situação favorável para pedir um aumento. Na condição de avaliador, como você definiria seu trabalho, entre as seguintes opções: excelente, bom, regular ou insatisfatório? Este já é um grande passo para você tomar sua decisão.

Caso trabalhe na empresa há pouco tempo, leve isso também em consideração. O objetivo é verificar se você tem motivos realmente para estar descontente, ou se está procurando a alternativa mais fácil para resolver seus problemas financeiros.

Mais um detalhe: a situação financeira da empresa é boa? Dependendo do porte, talvez você não tenha acesso, oficialmente, a este tipo de informação. Porém, este é um ponto onde você poderá usar sua percepção e, desta forma, avaliar se a hora é boa ou não para esta conversa.

Pesquisa de mercado
Analise a média salarial do seu cargo no mercado e compare-a com a média paga por sua empresa, considerando sempre o porte da companhia. Não se pode esperar de uma pequena empresa a mesma capacidade de remuneração de uma multinacional.

O discurso
Ninguém chega do nada e pede ao seu chefe um aumento. É preciso estabelecer um ambiente propício e bons argumentos para isso.

Portanto, ensaie o seu "discurso" e justifique o merecimento do aumento. A conversa depende muito do grau de relacionamento e da liberdade que você tem com seu chefe. Valorize seu trabalho, porém sem enaltecê-lo demais. Se há algum problema pessoal envolvido, apenas mencione o fato, sem se estender demais nisso, a não ser que ele lhe peça detalhes.

Em geral, aumentos de salário estão ligados a mudanças de cargo ou de área. Um salário mais alto implica em novas responsabilidades e numa carga horária mais intensa. E não basta ter um bom relacionamento com o chefe para garantir um lugar melhor dentro da empresa. O ideal é mostrar competência, melhorar o currículo através de cursos e programas de treinamento, sem esquecer de fazer uma boa política com as pessoas certas.