Educação Financeira para todos
Siga o Finanças Práticas
FacebookTwitterYouTube
Dívidas? Saiba como proteger bolso!

Dívidas? Saiba como proteger bolso!

Para preservar a sua saúde financeira, o caminho é manter seu orçamento em dia e assumir apenas dívidas que você possa pagar depois. Use o crédito de forma responsável e organize todas as suas despesas na planilha. Leia mais:

Tempo de férias: quanto posso gastar com lazer?

Saiba quanto do seu orçamento pode ser gasto com lazer

A vida não é só trabalho. É importante, também, destinar um tempo para fazer o que se gosta. A diversão e a descontração tornam-se cada vez mais importantes no combate ao estresse, além de ajudarem na produtividade e até aumentarem a criatividade.

As férias são excelente oportunidade para desenvolver hábitos saudáveis, incorporando assim algumas horas de lazer na sua semana. Saiba que é possível se divertir sem prejudicar o bolso. A palavra de ordem é, mais uma vez, planejamento.

Como definir quanto gastar?

Assim como habitação, saúde, educação, alimentação e transporte, o lazer também deve fazer parte do seu controle de gastos. Portanto, inclua as despesas relacionadas em sua planilha de orçamento.

Determine o que é considerado lazer em sua rotina. Muitos consideram academia, mensalidade do clube e até a assinatura da revista preferida como parte desta categoria. Inclua, também, os gastos variáveis, como o cinema, a viagem de fim de semana, a balada, o restaurante etc.

Saiba quanto do seu orçamento pode ser gasto com lazer

Uma dica, principalmente com relação aos gastos variáveis, é procurar listas os gastos da categoria nos últimos três meses e fazer uma média. Desta forma dá para estimar uma quantia mais precisa para esta finalidade.

Determinando os gastos e colocando tudo na planilha, é importante avaliar o quanto de sua renda está sendo destinado para essa categoria de despesa. Nesta hora é importante analisar os números com bom senso: será que os gastos com lazer têm comprometido demais as finanças? Quais são suas prioridades de gastos? É possível cortar algo?

Supérfluo ou não?
Mesmo necessário, o lazer é uma das primeiras despesas a serem cortadas em épocas de crise. Entram neste item: refeições fora de casa, passeios e viagens.

O ideal é reduzir gastos, mas não cortar o lazer. Por exemplo: você pode deixar de frequentar a academia ou cancelar o título do clube que frequenta, por conta dos custos, mas não pode parar a atividade física! Mantenha os hábitos saudáveis, exercitando-se em parques, praças, ciclovias, praias etc.

Organizar o orçamento e cortar despesas são atitudes importantes para retomar a saúde das finanças, mas não se esqueça da sua saúde, da sua qualidade de vida.