Seu assessor financeiro pessoal
Siga o Finanças Práticas
FacebookTwitterYouTube
Compras de fim de ano?

Compras de fim de ano?
Seja um consumidor responsável!

Resista aos gastos por impulso, organize-se na hora de presentear e lembre-se do seu orçamento. Pesquise preços, pondere cada compra e cuide bem do seu bolso! Realize seus sonhos de consumo, mas com planejamento!
Confira:

promo

Assista ao Fórum de Educação Financeira 2014
Assista o webcast do Fórum de Educação Financeira onde foram discutidas as necessidades de educação financeira para pessoas não-bancarizadas ou com limitada bancarização.
Assista ao webcast

Aposentadoria

A lacuna de renda entre homens e mulheres está se fechando, porém lentamente. A maioria das mulheres ainda ganha menos do que os homens para realizar as mesmas tarefas e, assim, como poupar mais cedo pode levar a grandes recompensas, a falta de alguma renda no início do processo de poupança pode criar uma discrepância muito maior mais tarde.

As mulheres geralmente dedicam uma parte maior do seu tempo para os filhos do que os homens. Esse tempo sem renda é um período em que elas não estão fazendo poupança para a aposentadoria.

Além disso, as pesquisas têm mostrado que as mulheres tendem a investir menos agressivamente do que os homens e a colocar seu dinheiro em investimentos mais seguros e de rendimento mais baixo. Seus fundos de aposentadoria crescem mais lentamente e, no decorrer de uma carreira inteira, a diferença entre os investimentos de médio e baixo risco pode ser enorme.

Outro fator importante é que, em média, as mulheres vivem sete anos a mais do que os homens. Isso significa sete anos a mais de despesas para seu sustento que as mulheres precisam prever nas poupanças de aposentadoria. É preciso planejar!