Educação Financeira para todos
Siga o Finanças Práticas
FacebookTwitterYouTube
Compras de fim de ano: proteja seu bolso!

Compras de fim de ano: proteja seu bolso!

O momento atual pede atenção especial às decisões de consumo, revisão de hábitos e maior critério no controle de gastos. Lembre-se sempre da importância de manter o orçamento em ordem, para começar 2017 com o pé direito! Leia mais:

Uso do crédito pede controle financeiro para evitar dívidas

Tudo azul em 2016: uso do crédito pede controle financeiro

O crédito permite a realização de muitos sonhos de consumo, mas isso requer dose de educação financeira e planejamento, para não se transformar em armadilha para o seu bolso.

O segredo está justamente na forma de utilizá-lo. Quando você decidir usar uma linha de crédito, é necessário verificar se ela corresponde às suas necessidades e usá-la com responsabilidade.

Uso do crédito pede controle financeiro para evitar dívidas

Ano novo, saúde financeira em dia!
A palavra-chave para manter a saúde do seu crédito pessoal é equilíbrio.  Veja algumas dicas preciosas para ajudá-lo a manter seu orçamento sob controle:

  • Cheque é uma ordem de pagamento à vista. Tenha sempre certeza de que sua conta corrente tem fundos para cobri-lo. Faça o mesmo com os pré-datados na data marcada para o depósito.
  • Assuma compromissos financeiros considerando o seu orçamento doméstico, com a certeza de poder honrá-los.
  • Use seus cartões de crédito de forma responsável, não deixe que eles atinjam seus limites, fique bem atento aos parcelamentos e procure pagar sempre o valor total da fatura, até a data de vencimento.
  • Nunca "empreste" seu nome para terceiros para abertura de uma linha de crédito. Também não permita que outra pessoa use seu cartão de crédito.
  • Se tiver alguma dificuldade para honrar o compromisso no vencimento, negocie com o seu credor outra forma de pagamento para a dívida vencida. Busque formas de economizar dinheiro, para poder cumprir seus compromissos mais depressa.
  • Caso você se mude, informe aos credores seu novo endereço o mais breve possível, para evitar a perda de faturas ou recebê-las com atraso.
  • Quando fizer compras com cartão de crédito, acompanhe a operação do pagamento não perdendo o cartão de vista.
  • Não assine contratos como fiador/ avalista se não tiver conhecimento e confiança absoluta no contratante principal e se não tiver relação nenhuma com o negócio a ser celebrado.