Seu assessor financeiro pessoal
Siga o Finanças Práticas
FacebookTwitterYouTube
Imposto de Renda 2014: Fique atento às dicas e planeje-se!

Imposto de Renda 2014: Fique atento às dicas e planeje-se!
O prazo para entregar a Declaração de Imposto de Renda 2014 vai de 06 de março a 30 de abril. Evite deixar para a última hora: baixe o programa, reúna os documentos necessários e preencha sua declaração o quanto antes. Confira:

promo

Assista ao Fórum de Educação Financeira 2014
Assista o webcast do Fórum de Educação Financeira onde foram discutidas as necessidades de educação financeira para pessoas não-bancarizadas ou com limitada bancarização.
Assista ao webcast

Durante a viagem

Vai levar cartão na viagem? Atenção a algumas dicas

Para evitar fraudes e garantir a segurança de seus usuários, a maioria das instituições financeiras já trabalha com ferramentas de identificação do perfil do usuário de cartão de crédito. Desta forma, conseguem detectar relativamente rápido quaisquer transações que fogem do padrão tradicional de uso do consumidor.

Mesmo que esteja viajando dentro do País, vale a pena informar o banco emissor do seu cartão sobre os seus planos. Caso contrário, ao identificar uma movimentação fora do comum, elas podem suspeitar de fraude e bloquear temporariamente o seu cartão, ou simplesmente demorar mais para autorizar a transação.

Leve poucos cartões
Ainda que você tenha vários cartões, ao viajar o ideal é que leve apenas um ou dois. Além de mais seguro, fica mais fácil depois para controlar a fatura e impor limites nos seus gastos.

Certifique-se sempre que o cartão é aceito antes de usá-lo, mesmo que o estabelecimento comercial tenha adesivos na porta. A medida evita constrangimento e demora na hora de pagar a conta.

Informe-se sobre o uso do caixa automático
Antes de viajar, informe-se junto ao banco emissor do seu cartão se, no local para onde está planejando viajar, poderá usar o seu cartão para sacar dinheiro da rede de caixas automáticos, assim como o valor que pode ser sacado. Alternativamente, você pode usar as ferramentas de busca disponíveis na web.

Mas, se você não se sente seguro ao sacar dinheiro nos caixas automáticos, pois teme roubos e furtos, e prefere a segurança dos traveller checks, vale a pena se informar sobre suas novas versões em cartões. Os cartões de viagem, ou travel Money, como são conhecidos, são cartões pré-pagos protegidos por senha, que podem ser usados tanto no pagamento de compras como no saque de dinheiro.

Guarde os seus recibos
Para sua maior segurança, guarde todos os recibos de suas transações, sobretudo, no caso de viagens internacionais. Além de ajudar a controlar seus gastos, os recibos vão ajudá-lo a conferir a fatura do seu cartão de crédito na volta. A fatura do cartão em geral inclui um espaço para incluir a taxa de serviço. Muitos restaurantes deixam esse espaço em branco para que você possa preenchê-lo. Se você preferir deixar a gorjeta em dinheiro, tome o cuidado de riscar a parte de serviço e colocar o valor total da fatura sem o serviço. Isso evita que a fatura seja alterada posteriormente por algum garçom inescrupuloso.

Atenção à cobrança dupla
Muitos estabelecimentos comerciais, como locadoras de carros, hotéis e restaurantes, como forma de garantia de pagamento, pedem ao consumidor que dê o número do seu cartão de crédito.

Quando isso acontecer, você deve efetuar o pagamento com o cartão do qual o estabelecimento comercial já possui o número. Caso contrário, você corre o risco de ser cobrado duas vezes. Algumas pessoas mudam de ideia e optam por pagar em dinheiro ou trocam de cartão, porque a data de vencimento é melhor, e acabam surpreendidos com uma cobrança indevida. Nestas horas, ter guardado os recibos certamente ajuda.

Por último, lembre-se: a sua viagem só termina quando você conferir e pagar a fatura do cartão. Analise com cuidado a fatura, avalie se houve algum erro, para isso use seus recibos. Em caso de erro ou cobrança indevida, entre em contato com a central de atendimento do banco emissor imediatamente.