Educação Financeira para todos

01OUTUBRO2018 – A forma como você conduz sua vida profissional pode afetar, e muito, o seu planejamento financeiro. Afinal, é preciso cuidar muito bem da carreira para procurar garantir seu poder de renda. E como fazer para ter seu crescimento profissional? Quais aspectos considerar?

Passo a passo para crescimento profissional

O primeiro ponto a observar é a sua motivação. É necessário investir em algo que lhe faça bem. Então, procure refletir: Os desafios profissionais que você tem hoje estão alinhados ao seu propósito de vida? Você se sente realizado fazendo o que faz? Vê sentido na sua atividade? Com muita inspiração (e transpiração), é possível atingir o seu objetivo profissional!

A empregabilidade de um profissional está ligada a um conjunto de habilidades técnicas e comportamentais que irão destacá-lo no mercado e aumentar suas oportunidades de crescimento na carreira, ou facilitar a busca por novas propostas de trabalho.

Veja dicas de crescimento profissional para se diferenciar no mercado e conquistar o seu espaço!

Atualize conhecimento

Invista na sua qualificação profissional, por meio de cursos de atualização. Domine o segmento no qual você atua. Nem sempre é preciso investir muito dinheiro, pois existem diversas alternativas online gratuitas ou com custo bastante acessível.

Aprenda, pelo menos, um ou dois idiomas, pois este aprendizado abrirá portas para oportunidades internacionais, tanto do ponto de vista de trabalho como no aprimoramento dos estudos.

O futuro é digital

Mesmo que não atue na área de Tecnologia, ter os mínimos conhecimentos no mundo digital e das ferramentas disponíveis no mercado irá ajudá-lo a pensar de maneira inovadora, transformando antigas formas de se fazer as coisas.

O futuro é digital, os processos estão cada vez mais modernos e tecnológicos. É preciso estar atento às oportunidades de utilizar o recurso humano para proporcionar experiências diferenciadas a parceiros, clientes e empregados.

Construa relacionamentos que proporcionem trocas
Construa um bom networking (rede de relacionamentos). Grupos de debate, congressos e fóruns de discussão são também formas de estar sempre atualizado e próximo de pessoas que poderão lhe abrir portas no futuro. Há sempre algo de novo a se aprender com o outro.

Lembre-se que as redes sociais, escolhidas e utilizadas com critério, podem ser uma excelente forma de mostrar-se ativo e compartilhar conteúdo com outros profissionais inspiradores.

Jogo de cintura para as situações difíceis
O que destaca um profissional do outro é a forma como desempenha suas atividades. Duas pessoas podem ter a mesma performance em um projeto, mas é o comportamento que irá diferenciá-las. Você já pensou nisso?

Portanto, abra a cabeça para assuntos que extrapolem a sua área de atuação. Desafie-se a fazer algo que não nunca tenha feito antes. Isso é importante para conseguir pensar fora dos padrões, desenvolver jogo de cintura e buscar criatividade no que se faz.

Saiba se comunicar e liderar times
Melhore sua capacidade de comunicação, para estabelecer relações, trabalhar melhor em equipe e dar maior visibilidade aos resultados conquistados. Sentir mais segurança na hora de se comunicar leva você mais longe.

Exercite a liderança, tanto ao ser responsável por um projeto (e consequentemente por todo o time envolvido) ou como gestor de pessoas. A troca é muito rica e trará provocações interessantes para torná-lo um profissional melhor.

Links relacionados:

10 dicas para atingir seus objetivos de carreira
http://financaspraticas.com.br/empreender/plano-de-carreira/plano-de-carreira-10-dicas-para-voce-atingir-seus-objetivos

Planeje sua carreira
http://financaspraticas.com.br/empreender/plano-de-carreira/busca-de-emprego-investir-na-carreira/planeje-sua-carreira

Dicas de postura profissional
http://financaspraticas.com.br/empreender/plano-de-carreira/dicas-de-postura-profissional

Passo a passo para crescimento profissional

Compartilhar