Educação Financeira para todos

Organizar as finanças pessoais e conquistar o crescimento profissional são desafios que fazem parte da nossa vida, certo? No entanto, para os universitários, essa preocupação é ainda maior.

Trabalho temporário

Dando os primeiros passos na carreira, é bastante natural a busca de oportunidades para colocar em prática o que se aprende nos bancos da faculdade. Por conta disso, todo esforço é direcionado à procura de um emprego.

Soma-se a isso a necessidade de dar aquela "forcinha" no orçamento. Afinal, são muitas contas e despesas a conciliar. Você se identificou com este cenário? Pois saiba que existem alternativas criativas que podem ajudá-lo: que tal se candidatar a uma vaga de emprego temporário?

O recurso é válido tanto para quem está empregado ou não. Se você já ocupa uma colocação, faz um estágio etc., a dica é se planejar para a oportunidade e aproveitar suas férias para colocar a ideia em prática.

Já para quem busca uma vaga de emprego, o contrato temporário pode abrir uma possibilidade de contratação ao final do prazo, dependendo do seu desempenho e da situação da empresa, claro.

Planeje-se
As férias são, sem dúvida, a época em que o número de vagas temporárias aumenta, principalmente em razão das festas de fim do ano. Portanto, planeje-se!

Pense bem: a renda extra pode dar uma força para pagar a matrícula da faculdade do próximo ano, os presentes de Natal ou a viagem dos seus sonhos. 

Opções de trabalho
Por conta do aumento das vendas causado pelo fim de ano, a grande maioria das lojas dos shoppings e comércio de rua contrata funcionários extras, entre vendedores, caixas, estoquistas e gerentes. Isso sem falar nos bares e restaurantes, embalados pelas confraternizações das empresas no fim do ano.

E, para não perder nenhuma chance, é preciso se candidatar às vagas o quanto antes. Por isso, fique atento aos anúncios e mantenha-se bem informado para não perder boas oportunidades. 

Na busca pela vaga, capriche no visual e no seu currículo, visitando os estabelecimentos que se encaixam no seu perfil. Prefira ainda falar diretamente com o gerente ou dono da loja.

Emprego fixo
Outro dado importante: você sabia que muitas pessoas conquistam uma vaga de emprego fixo nesta época do ano? Mostrando um bom trabalho durante a vigência do contrato temporário, você pode, depois, ser efetivado, dependendo dos resultados obtidos pelo comércio e também das metas da loja para o ano.

Aproximadamente 25% do pessoal contratado no período passa a fazer parte do quadro fixo das empresas contratantes.

Mais opções
Além do comércio em geral, outros locais oferecem vagas temporárias por conta das férias, principalmente no verão, como os parques de diversões, aquáticos e temáticos. Para concorrer, entre no site da empresa e cadastre seu currículo ou ligue para a área de recursos humanos para saber se há postos de trabalho temporários.

Outra opção é tentar conseguir uma vaga como guia turístico ou intérprete no exterior. Isso porque muitas empresas que realizam viagens para a Disney ou estações de esqui, por exemplo, contratam mão de obra extra para as épocas de alta temporada. Essa é uma ótima chance de conhecer lugares, treinar seu inglês e ainda ganhar por isso! 

Por fim, quem tiver aptidão para os estudos pode tentar dar aulas particulares, aproveitando que muitas crianças e adolescentes estão de recuperação na escola, tanto no meio quanto no fim do ano.

Programe-se!
Organize-se para entrar nessa onda numa próxima temporada. Parece longe? De forma alguma! O objetivo é se programar para batalhar uma forcinha a mais no seu orçamento.

Afinal, todo mundo quer realizar seus sonhos e manter suas contas em dia, certo? Bom trabalho!

Trabalho temporário

Compartilhar